quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Energias Usadas em feitiços

Energia Natural
É a Energia dos elementos da Natureza, como Ervas, Cristais, Componentes animais e também o uso das linhas de força do Planeta, conhecidas como Forças Telúrica.
Energia Elemental
É aquela em que a Bruxa pede ajuda a seres ligados aos Quatro Elementos (Água, Fogo, Terra e Ar), isto é, trabalha com os Gnomos, Fadas, Salamandras, Silfos, Dragões e outros seres do Mundo Astral.
Energia Planetária
Como o próprio nome diz, é o trabalho com as Energias dos Planetas. As Bruxas, de um modo especial, trabalham com a chamada Energia Lunar, pois a Lua é um refletor não só da Energia Solar como da Energia de todos os Planetas do nosso sistema.
Energia Divina
É quando a Bruxa trabalha diretamente com os Deuses, evocando seu poder para o trabalho mágico.
Energia Pessoal
É aquela gerada interiormente, ou seja, da própria fonte de Energia interna da Bruxa. Essa Energia é chamada Kundalini no Oriente, e nada mais é do que a energia Sexual do ser humano, que, na verdade, é a nossa maior fonte de Poder Pessoal.

domingo, 19 de setembro de 2010

Bruxa de cozinha? O que seria isso, exatamente?

Bruxa de cozinha
Em diversos livros publicados no Brasil, lemos sobre uma determinada tradição chamada “Bruxaria de cozinha”, e os novatos ficam se perguntando do que se trata. É cozinhar todos os dias? É ser mãe? É cuidar da casa? É celebrar um sabá com a barriga no fogão? Por receber esse tipo de pergunta aqui no site, achei que escrever um texto sobre esse “estilo” (muito mais que uma tradição) da Bruxaria seria conveniente. Vamos lá.

Você já deve ter lido por aí (até mesmopor aqui) que cozinhar é um ato mágico em si. Porém, apenas cozinhar não caracteriza uma pessoa como bruxa. Apenas fazer um chá também não. Agora, quando essa pessoa prepara um chá pretendendo atingir fins específicos, isso é Bruxaria!
Uma “bruxa de cozinha” é mais uma “bruxa caseira”, que utiliza tudo em sua casa para fazer as coisas acontecerem! Não só na cozinha, mas usando velas no seu dia-a-dia, incensos, fazendo rituais de limpeza, cozinhando para a família, cultivando ervas etc.

Características da Bruxaria de cozinha
- simplicidade é a essência;
- se virar com o que tem também;
- cozinhar é sempre um ato mágico, cheio de intenção;
- conhecer cada ingrediente preparado;
- preparar alimentos da época;
- preparar cada refeição imbuída de energia;
- plantar;
- limpar a casa tanto fisicamente quanto energeticamente;
- educar os filhos com uma consciência global;
- exercer a sustentabilidade;
- reciclar;
- ler bastante;
- celebrar os sabás com a família e amigos;
- valorizar cada momento criando pequenos rituais no dia-a-dia;
- ter o cozinhar como processo alquímico;
- criar receitas / criar feitiços;
- praticar magia popular sem preconceitos;
- estudar o feng shui;
- pintar, desenhar, costurar, criar arte pagã.

Instrumentos utilizados pelas bruxas de cozinha
Uma bruxa de cozinha nunca compra um athame – ela usa uma faca. Conheça outros instrumentos utilizados pelas bruxas de cozinha no dia-a-dia:
- xícaras, potes e tigelas (recipientes no geral);
- forno (poder de transformação);
- caldeirão (recipiente mais simbólico da Bruxaria);
- pratos e travessas (pense em grandes pentáculos);
- pilão e almofariz (concentração e foco do poder pessoal);
- despensa (armazenamento de ingredientes);
- colheres e espátulas (vênus);
- garfos (marte);
- facas.

A importância do uso de objetos cotidianos, e não só de uso ritual, é que, quanto mais você o utiliza, mais carregado de poder pessoal ele fica.
As bruxas de cozinha podem ser solitárias ou não. Você pode morar sozinho(a) e praticar em sua própria casa, ou ser uma matriarca que cuida de casa, marido, filho, cachorro, gato, tudo envolto em magia.

Ser uma bruxa de cozinha significa tratar a casa como um ser vivo, com um coração e uma alma, “gostos e humores próprios” – já dizia Márcia Frazão – porque, afinal, “uma casa não é só uma casa”.

Associação das partes da casa com a magia
Portas: proteção;
Sala: conforto, lugar para receber os amigos e fazer reuniões;
Cozinha: prosperidade;
Quartos: relacionamentos, sonhos;
Banheiros: limpeza, renovação, cura, beleza.

Preceitos básicos da culinária mágica

  • Cozinhar demanda cuidado, pois toda energia que você emana entrará nos alimentos. Por isso, tente abstrair de qualquer problema antes de começar.
  • Tenha seu objetivo em mente e trabalhe com atenção e dedicação. Foco é tudo.
  • Conheça os alimentos para não utilizar algo que vá contra o seu objetivo mágico.
  • Para construir e atrair coisas, cozinhe misturando no sentido horário. Para destruir ou afastar, no sentido anti-horário.
  • Sempre que puder, dê aos alimentos formatos relacionados ao seu objetivo. Exemplo: biscoitos em formato de coração quando o objetivo é algo relacionado ao amor.
  • Se for cozinhar para outras pessoas, cuidado para não carregar demais as energias dos alimentos.
  • Cozinhe sempre com prazer. Senão, é melhor não cozinhar.

Calendário Mágico para Setembro



Calendário Mágico - Setembro


Setembro marca o início da Primavera, estação das flores, cujo equinócio no dia 21 marca o momento em que a luz ainda está em equilíbrio com a escuridão, mas já se prepara para crescer, marcando magicamente a chegada de um novo tempo.

DIA 02 DE SETEMBRO - DIA DAS PROFECIAS
Neste dia, os celtas homenageavam Lugh, deus do Sol e dos oráculos. Era um dia de muitas previsões e você pode usar este dia para ver um pouco do seu futuro. Um método simples é concentrar-se na chama de uma vela e ver as imagens que surgem na sua mente.

DIA 04 DE SETEMBRO - DIA DE MAB
Nascida em Gales, essa tradição que Mab, a rainha dos elfos que vivem nas raízes das árvores, recebe hoje uma homenagem, sempre retribuindo o presente. Coloque maçãs ou pedras coloridas nas raízes de uma árvore hoje para agradar Mab e aguarde uma boa surpresa.

DIA 08 DE SETEMBRO - FESTIVAL DAS ÁGUAS
Hoje os tibetanos homenageiam os duendes das águas e regatos, acreditando que eles trazem boa sorte quando são lembrados neste dia. Pegue uma bacia com água e encha-a com ramos e folhas verdes. Tome um banho depois com essa água e deposite as folhas ao pé de uma árvore ou em água corrente.

DIA 10 DE SETEMBRO - DIA DE CH'ANG-O
Na China, Ch'ang-O é uma deusa que mora na Lua. Você pode homenageá-la hoje acendendo uma vela branca sobre uma pedra azul (sodalita ou quartzo azul), atraindo assim o equilíbrio entre a intuição e a razão, além de atrair a força mágica da Lua para sua vida.

DIA 11 DE SETEMBRO - DIA DAS RAINHAS
No Egito, celebravam-se neste dia as antigas rainhas egípicias. Quem realizar um ritual às rainhas hoje revive um antigo mito: "Quem horna a realeza honra os deuses e por estes serão abençoados". Preste uma homenagem à mulher que mais representa a figura da rainha para você, dando-lhe hoje flores amarelas.

DIA 12 DE SETEMBRO - DIA DE HYBLA
Na Sicília, a deusa Terra pode tirar suas dúvidas sobre o momento certo de fazer uma determinada coisa. Como precursora da Humanidade, ela traz em si a sabedoria do tempo. Pergunte a Hybla sobre o momento certo de fazer uma coisa e ela lhe responderá. Basta ficar atenta às coincidências que acontecerão com você neste dia.

DIA 13 DE SETEMBRO - DIA DO HOMEM VERDE
O Homem Verde era, na tradição celta, o arauto da natureza, o mensageiro que anunciava que a primavera estava chegando. Receba-o hoje e ganha sua simpatia. Acenda um incenso de maçã e uma vela verde e leve uma planta nova para casa. Plante uma árvore ou faça algo de bom pelo verde.

DIA 14 DE SETEMBRO - FESTA DAS LUZES
No antigo Egito, neste dia celebravam-se todas as divindades, ascendendo-se lanternas ou velas diante de cada imagem. Atraia as bençãos e proteção dessas divindades lembrando-se delas hoje. Basta acender uma vela em cada porta de entrada da sua casa.

DIA 15 DE SETEMBRO - ANIVERSÁRIO DA LUA
Reza a lenda que o Imperador chinês Ming Wong fez uma viagem mística até a Lua neste dia. Para prestar sua homenagem à Lua e atrair bons presságios para sua vida, acenda hoje uma vela branca e um incenso de canela. Diante da vela e do incenso, corte uma batata no formato da Lua e enterre-a no jardim.

DIA 16 DE SETEMBRO - PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL DE DANA
O Festival de Dana durava três dias e era muito importante na tradição celta. Nele, contata-se a Tríplice Deusa em seus aspectos: Amor, Coragem e Sabedoria - a Donzela, a Mãe e a Anciã. Por três dias, faça este ritual: acenda três velas para a Tríplice Deusa; uma branca para a donzela, uma rosa para a mãe e uma amarela para a anciã, diante de um incenso de rosa mística. Peça à Deusa que a acompanhe em seus três aspectos, dando-lhe a coragem da Lua crescente, o amor da Lua cheia e a sabedoria, virtude e magia da Lua minguante.

DIA 17 DE SETEMBRO - SEGUNDO DIA DO FESTIVAL DE DANA

DIA 18 DE SETEMBRO - TERCEIRO DIA DO FESTIVAL DE DANA

DIA 19 DE SETEMBRO - DIA DE THOT
Thot era o primeiro entre os magos do Egito, deus da Sabedoria e da Magia. Todos os praticantes de Magia homenageiam-se em seu dia, 19 de setembro, para obter iluminação e fé. Homenageie Thot com os quatro elementos: uma vela lilás (Fogo), um incenso de Mirra (Ar), uma ametista (Terra) e uma taça com água. Se possível, use a taça de cristal, mas não se preocupe se usar outra taça.

DIA 21 DE SETEMBRO - ÓSTARA
A Óstara celta é o equinócio da primavera, onde ainda existe equilíbrio entre a luz e a escuridão, mas a luz prepara-se para crescer. Neste dia, pinte um ovo com a cor do seu desejo e deixe-o enfeitando uma planta de sua casa. No dia seguinte, faça uma receita com ele.

DIA 22 DE SETEMBRO - DIA DE GAURI
Na Índia, celebrava-se nete dia Gauri, um dos aspectos da deusa Durga. Acreditava-se que um ritual feito com mel neste dia levaria doçura e amor à alma. Reviva este antigo ritual fazendo receitas que levem mel, como pão da felicidade ou balas de mel e oferte às pessoas que desejar. Todo mel e doçura que você distribuir voltarão multiplicados para você.

DIA 27 DE SETEMBRO - NASCIMENTO DE ATHENA
Athena é a deusa grega da sabedoria e celebra-se hoje seu nascimento. Acenda uma vela amarela sobre um prato de prata e concentre-se na chama refletida. Essa chama acenderá em você a luz do conhecimento e sabedoria.



DIA 30 DE SETEMBRO - FESTIVAL DE TÊMIS
Têmis é a deusa romana da justiça, destino e profecia e você pode pedir sua ajuda hoje para revelar-lhe algum mistério. Acenda uma vela lilás e um incenso de jasmim e peça a Têmis que lhe mostre a resposta para suas dúvidas e incertezas. Medite por algum tempo e relaxe. Têmis trará a resposta.

Fonte: http://bruxaguinevere.blogspot.com/2007/08/dias-mgicos-setembro.html