Meu momento Loki...

Esses dias me peguei pensando em Loki e o quanto tenho manifestado algumas de suas características, não as ruins, mas as que causam certos efeitos colaterais. Pesquisei e encontrei o texto abaixo que bem conta sua origem e mitologia. No final está o link com a fonte do blog original que vale a pena ser visitado.


Loki

Origem




Loki (também conhecido como Loke ou possivelmente Lothur) é um deus ou um gigante da mitologia nórdica. Deus do fogo, da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir formas de vários animais - exceto de aves - e de ambos os sexos. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam, no fim, das travessuras de Loki. Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.
Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intriga e mentiras complexas. Sendo um misto de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada.Segundo as lendas nórdicas ele iria liderar um exército no Ragnarok. Entretanto, ele é respeitado por Thor. Ele também ajuda Thor a recuperar seu martelo Mjölnir, roubado pelos gigantes, obtém alguns dos artefatos mais preciosos dos deuses - como a própria Mjölnir, a lança de Odin, Grugnir, os cabelos de ouro de Sif e o navio mágico de Freyr, Skidbladnir.
Loki era filho dos gigantes Farbauti e Laufey (origem que talvez explique parte de sua vilania, dado que os gigantes se opunham aos deuses nórdicos) Tem uma cara amigável e aparenta ser uma boa pessoa, mas é muito maligno, porém heróico, sendo que ele sempre da um jeito da arrumar suas confusões.

Amores
Loki teve 5 filhos, com a giganta Angrboda teve Fenrir, Jormungard e Hel, por um probleminha em Asgard, Loki ”engravidou” de Sleipnir, e de seu segundo casamento teve Vali e Narvi.

Mitos


Loki e Thor
Uma vez, Loki colocou até mesmo seu melhor companheiro, o deus do trovão Thor, em grande risco ao atraí-lo desarmado à caverna do gigante do frio Geirrod. Por sorte, a gentil gigante Gird lhes emprestou armas garantindo assim a segurança da dupla. Porque Loki colocou seu amigo em risco? Ele o fez para assegurar sua própria fuga das mãos do gigante que queria Thor em seu poder em troca da liberdade de Loki.
Porém em outra ocasião, Loki demonstrou sua esperteza ao ajudar Thor a recuperar seu poderoso martelo.
Os anões roubaram o martelo mágico e o entregaram ao gigante do frio Thrym que queria a mão da amável deusa da fertilidade Freya em troca da devolução do martelo. Loki com sua esperteza criou um estratagema para disfarçar Thor como Freya e leva-lo disfarçado até Thrym. Thor concordou e quando Thrym acreditou que a figura diante dele era Freya ele revelou o martelo. Nesse momento Thor deixou de lado o disfarce, agarrou o martelo e matou todos os gigantes do gelo presentes.


O Destino de Loki
Todavia Loki nem sempre foi um vilão. No início ele era mais uma espécie de trapaceiro brincalhão, piadista. Mas com o passar do tempo sua personalidade foi ficando mais sombria e sinistra, distorcida ao ponto dos deuses não poderem mais agüentá-lo.
Duas histórias narram seu destino: Na primeira eles o toleraram até o dia em que ao chegar no grande banquete de Aegir, ele começou a provocar, irritar e atormentar todos os presentes. Finalmente os deuses perderam a paciência com seus insultos e provocações. Na segunda através de seus estratagemas ele é responsável pela morte do herói Balder, que era amado pelos deuses e essa é a ação que desencadeia sua punição.
Loki mudou de forma para escapar transformando-se em um salmão mas nem isso o ajudou. Capturado, ele foi amarrado em uma caverna escura com uma serpente venenosa que deixava gotejar peçonha sobre ele ferindo-o, eternamente, até o dia do Ragnarok, aonde se confrontaria com os deuses na batalha final.